O exame de polissonografia consiste no registro de múltiplas informações fisiológicas durante o sono, podendo incluir informações sobre a respiração, esforço respiratório, ronco, oxigenação sanguínea, batimentos cardíacos, fases do sono, atividade cerebral durante o sono, grau de relaxamento muscular, movimentos das pernas entre outros.
As informações obtidas no exame de polissonografia nos permitem avaliar a presença de uma série de distúrbios do sono como apneia do sono, ronco, comportamentos anormais durante o sono (parassonias), movimentos anormais durante o sono (síndrome das pernas inquietas), epilepsias noturnas e alguns tipos de insônia.
O exame pode ser realizado basicamente de três formas:
- Exame completo de noite inteira realizado na clínica com a supervisão do técnico (Polissonografia tipo 1)
- Exame com parâmetros reduzidos realizado sem a supervisão do técnico (Polissonografia tipo 2)
- Exame portátil com pelo menos 4 parâmetros, específico para investigação dos distúrbios respiratórios do sono e apneia do sono (Polissonografia tipo 3)
No nosso consultório trabalhamos com a Polissonografia portátil do tipo 3, que deve ser realizada quando há suspeita de apneia do sono. O exame é realizado na casa do paciente que é orientado previamente a montar os sensores e ligar o aparelho de maneira simples e rápida, pois o aparelho que utilizamos foi projetado para essa praticidade.
O aparelho e os sensores são montados pelo próprio paciente minutos antes de deitar-se na cama, devendo ser ligado em seguida e desligado pela manhã ao acordar. Essas e outras orientações são ensinadas pelo próprio médico ou por funcionário treinado no ato da entrega do aparelho e levam apenas poucos minutos.
Confira as vantagens do exame portátil:
- Rapidez e praticidade na realização e na entrega do exame evitando filas de espera
- Conforto na noite do exame pois o aparelho utiliza apenas os sensores necessários para diagnosticar os distúrbios respiratórios do sono
- Sono de melhor qualidade pois o exame é realizado no ambiente em que o paciente habitualmente dorme
- Menor custo
- Método validado pela American Academy of Sleep Medicine
- Tecnologia mundialmente reconhecida (ResMed ApneaLink Air)
- Performance diagnóstica semelhante à Polissonografia tipo 1 em pacientes com apneia do sono de grau moderado e severo *